A IMPORTÂNCIA DO USO DE MÁSCARAS EM ELEVADORES

Muito tem se falado nos últimos meses sobre a prevenção e os cuidados para não transmitir a COVID-19. As quatro regras básicas são simples: lavar bem as mãos constantemente, usar álcool gel, manter distanciamento social e usar máscaras. Ouvimos isso desde o início da pandemia em março e as máscaras se tornaram um item do dia a dia. A máscara é uma barreira física, mesmo as caseiras, que ajudam a proteger as pessoas.

Um estudo recente da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, trouxe novas evidências da importância das máscaras para evitar novas infecções e ondas da COVID-19. Sabemos que a transmissão da doença acontece por gotículas que se espalham no ambiente e superfícies, principalmente quando falamos, tossimos e espirramos. O estudo levou em consideração diversos cenários e o uso de máscaras. Os resultados revelaram que o uso das mesmas reduz o risco de transmissão, combinando com medidas de distanciamento social, e se caso contraísse a doença os sintomas se tornaram mais leves (menos carga viral).

Os condomínios adotaram regras de segurança para o uso dos elevadores, e a máscara está entre elas. O ideal é que se use o elevador sozinho, porém em muitos casos isso não é possível. Além de proteger de modo individual, o uso das máscaras também promove a proteção coletiva. É um hábito novo para os países ocidentais, porém de suma importância para o momento que estamos vivendo. Veja as recomendações dos profissionais da saúde para o uso de elevadores:

– Manter distanciamento de um metro de outras pessoas

– Máximo de 3 pessoas dentro do elevador

– Usar máscaras, cobrindo boca e nariz

– Tocar apenas o essencial (botão do andar)

– Usar álcool gel ao entrar e sair do elevador Só retire a máscaras depois de chegar em seu apartamento e lavar as mãos. É recomendado ter cinco máscaras de uso pessoal, leve sempre uma extra na bolsa se precisar sair e um saquinho para guardar a usada. Lave assim que chegar em casa. As máscaras caseiras, de tecido, devem ser usadas por no máximo 4h e trocadas por uma limpa. Já com os elevadores a limpeza precisa ser redobrada durante o dia e ter um dispenser com álcool gel para os usuários. São cuidados simples que ajudam na prevenção ao COVID-19 e que todos podem fazer, transformando em hábitos saudáveis de higiene.